Avançar para o conteúdo principal

Kovozávody Prostějov, da Checoslováquia com amor...

A Kovozávody Prostějov e uma marca oriunda da Checoslováquia e que fez historia na década de 60 e 70. Passou depois por algumas dificuldades e acabou por desaparecer no mercado, ate que no Verão de 2013, voltou a aparecer, num regresso marcado por uma aposta em qualidade e não quantidade. Desde o primeiro momento que os novos proprietários tiveram sempre em mente, a edição de modelos que fizessem parte da historia do pais, e que esses mesmos modelos, baseados em plástico de injecção, fossem de extrema qualidade.
Agora, um ano passado desde o ressurgimento, a empresa acaba de colocar no mercado algumas preciosidades, que por certo irão fazer as delicias de todos os modelistas.Duas das caixas tem referencias diferentes para dois modelos do Avia S-199, que mais não é do que uma versão pós-guerra do Messerschmitt BF 109, construido na Checoslovaquia, e ainda duas referencias para o Letov S-20, um biplano tamb]em construído na Checoslováquia dos anos 20.

Quanto a historia dos modelos representados: o Avia S-199 foi um caça com motor de pistão, construído já após a 2ª guerra mundial, pelas duas fábricas de aviões da Checoslováquia; uma delas a "Závod Avia" (1946-48) e a outra "Závod Avia - Jiřího Dimitrova (Avia - George Dimitroff, 1948-49) na localidade de Čakovice perto de Praga.
Este caça foi construído baseado nos planos deixados para trás pela produção aeronáutica da Luftwaffe, que no tempo da ocupação germânica, produziam o BF-109 naquelas instalações.

Apesar de numerosos problemas e a pouca popularidade entre os pilotos, este caça conquistou alguma fama como sendo o primeiro caça em uso pela Força Aérea do recém criado país de Israel. Efetivamente, foi utilizado na guerra de 1948.
Os pilotos checos alcunharam o S-199 de Mezek (Mula), enquanto os pilotos israelitas chamaram-no de (faca em hebraico). Mas na prática, este caça era mais conhecido por Messerschmitt ou Messer (também significa faca em alemão e Yiddish). 
Entre 1947 e 1949 foram construídos 603 Messer, tendo este voado até 1957.
Já o Letov Š-20 foi um caça produzido na Checoslováquia durante a década de 1920.

Foi um biplano convencional, de único lugar com asas não balanceadas apoiadas por uma estrutura em forma de N. Na aparência geral, assemelhava-se muito contemporâneo caça SPAD. A fuselagem e empenagem eram de construção em tubo de aço soldado e coberto de tecido. As asas tinham um mastro de metal tubular, mas não fosse de madeira, e também tecido de pele.
A Força Aérea da Checoslováquia comprou 105 máquinas e 10 exemplares foram produzidos para a Lituânia sob a designação S-20L. Estes permaneceram em serviço até 1936 e 1935 respectivamente.

Podem desde ja reservar os modelos apresentados no link direto da loja http://shop.hobbycenter.pt/brands/kovozavody-prostejov-24615

Até breve com mais noticias.

A equipa |H|O|B|B|Y|C|E|N|T|E|R|

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um jatinho da Honda à escala 1/48?

Assim parece, pelo menos pelas imagens divulgadas pela própria marca, a Ebbro... sim, o especialista em veículos.

E a julgar pela qualidade dos anteriores projectos, também se prevê que esta primeira incursão da marca nipónica na aeronáutica, se vá pautar pelo extremo realismo do kit.
Para aguçar o apetite, ficam as fotos que já circulam na página oficial da marca.




Caixa de ferramentas em metal fotogravado da Highligh Model Studio.

A Highlight Model Studio é uma marca finlandesa, que se dedica ao design e fabricação de pequenas peças em metal fotogravado, maioritariamente para o modelismo estático automóvel nas escalas 1/24 e 1/25. Com um já considerável e excepcional leque de propostas, chega-nos agora a informação dos últimos lançamentos da marca, entre eles, a de uma bem detalhada caixa de ferramentas e um sortido de ferramentas, ambas em metal fotogravado - latão niquelado - de alta definição, que servirá para complemento de qualquer kit automóvel ou mesmo diorama temático (já estou a imaginar uma oficina repleta de ferramentas e caixas... ou então...). Ambos os produtos são possíveis de utilização quer na escala 1/24 quer na 1/25. De referir que para já sem grande representação exterior, a melhor forma para adquirir estes e outros produtos, é contactar a marca diretamente.

Novo kit do puxa-empurra em resina vem da Sérvia.

A marca "Lift Here Decals", está a ultimar o lançamento à escala 1/72, do kit em resina, para o avião Reims-Cessna FTB-337, conhecido em Portugal, por "puxa-empurra".
Este kit, para já em duas versões, uma dedicada à Força Aérea Portuguesa (sim, o kit vem já com os decalques prontos para a FAP) e outra do mesmo aparelho, mas na versão da Força Aérea da antiga Rodésia de Ian Smith, irá incluir cerca de 50 partes em resina de alta qualidade, decalques específicos e à imagem da realidade, partes em plástico de vácuo e umas novas caixas, a julgar pelas imagens, bastante interessantes.
O lançamento a nível europeu será a tempo do próximo Natal.
Entretanto, os modelistas podem desde já começar a fazer a reserva na loja de modelismo preferida ou em opção, comprar diretamente aqui naLoja de modelismo.