domingo, 20 de dezembro de 2020

Incêndio destrói grande parte do armazém da Eduard.


 O dia de Sábado, 19 de Dezembro de 2020, vai ficar pela negativa, bem presente na memória de toda a equipa da marca checa Eduard.

Um enorme incêndio destruiu quase por completo, o armazém de produtos finalizados da Eduard; felizmente, não houve vitimas a lamentar.

Já hoje, com o coração apertado ainda que de certa forma aliviado, Vladimir Sulc, CEO da empresa, tece um enorme agradecimento pelo empenho dos bombeiros e restantes intervenientes no combate ao incêndio, e projecta quais os planos futuros e próximas metas.

E é com um enorme abraço de coragem, que endossamos desde este cantinho à beira mar plantado, que a Noticias de Modelismo traduz assim as palavras de Vladimir Sulc:

"Caros amigos,

Obrigado pelo vosso apoio e simpatia. Nós agradecemos imenso!

O incêndio começou pela manhã de sábado no segundo andar do prédio, no depósito de réguas de plástico. O motivo ainda é desconhecido, é provável que tenha havido uma falha na instalação elétrica. Nada aconteceu com nenhum dos nossos funcionários, no momento em que o incêndio começou, ninguém estava na área. O nosso pessoal estava ali a fazer um inventário dos sprues existentes, o fogo começou quando eles saíram para um lanche. Havia também uma empresa de manutenção trabalhando no elevador daquela sala, parece que um deles ficou intoxicado por fumo e foi levado para o hospital, tendo sido ele foi a única pessoa citada nos relatos oficiais.

O incêndio destruiu mais de um milhão de sprues para cerca de 200.000 modelos. Além disso, uma quantidade de caixas de envios preparadas para três meses, pacotes grandes, de vários tamanhos, também arderam. Estes produtos tinham sido entregues a semana passada.

Felizmente, os bombeiros conseguiram manter o fogo neste andar superior. Não chegou à segunda parte do edifício, que é o prolongamento mais recente, separado pela parede do edifício original e ligado à zona afectada por duas escadas e corredores. Graças a isso, os outros componentes para embalagens dos modelos, como folhas e livros de instruções, caixas, decalques, fotogravuras, máscaras, etc, foram salvos a tempo. A área de embalamento também não está danificada, mas com certeza teremos que abandoná-la.

Na área de embalamento, tínhamos já preparados os envios para algumas lojas checas (MN Modelar, Artur, Pecka, etc.). Felizmente, também não estão danificados. A questão agora é como conseguimos tirá-los e proceder ao envio. Provavelmente faremos uso de um guindaste para passar tudo pelas janelas.

Os produtos acabados e o departamento de vendas estão no piso sob a área de incêndio. Surpreendentemente, ainda não houve muitos danos lá, também há pouca água que escorreu do andar superior da escada e das colunas do corredor. Alguns produtos estão húmidos, mas em pequena escala. Se conseguirmos retirar a mercadoria, presumo que seremos capazes de salvar cerca de 80%. Claro, precisamos encontrar rapidamente outras instalações adequadas para o armazenamento e transporte.

Infelizmente, existe o risco de desabamento da cobertura do edifício, onde a estrutura de betão armado foi obviamente danificada. Veremos como a estrutura se comportará durante seu rescaldo. E em caso afirmativo, se as ruínas do telhado cairão apenas dentro do 2º andar, ou se romperão também o teto do 1º andar. Espero que isso não aconteça. Mantenho os dedos cruzados! O edifício é do início do século 20, é obviamente robusto e estruturalmente superdimensionado. Talvez ele resista. O comandante das equipas de combate ao incêndio disse que se esse incêndio acontecesse num prédio industrial moderno, seria totalmente destruído.

Graças a dois senhores - o bombeiro e modelista Josef Choreň e o comandante das unidades empenhadas no combate ao incêndio -, que me levaram ao prédio após o incêndio ter sido extinto, consegui descobrir o estado atual graças a eles. Devo dizer que isso me acalmou imensamente, realmente imensamente, e levantou o meu ânimo. Durante todo o dia trememos e rezamos para que o fogo não penetrasse noutras partes do prédio, nos componentes das maquetes etc. Eu estive lá pessoalmente desde que as chamas saíram das janelas do 2º andar e vi uma janela após a outra estilhaçaram e estilhaçaram os vidros . Eu tinha certeza de que os produtos acabados no primeiro andar estavam definitivamente perdidos, e que se não fossem destruídos pelo fogo, seriam destruídos pela água. Surpreendentemente, quando andamos por essas áreas, eles não estavam danificados ou tinham relativamente poucos danos.

Quanto ao nosso departamento de vendas, o plano era encerrá-lo na segunda ou terça-feira da próxima semana e iniciar a contagem de stocks. O plano era reabri-lo entre 6 e 8 de janeiro. O que vai acontecer agora não está claro. Veremos se conseguiremos economizar stocks e quando e de que forma poderemos retomar as atividades do departamento de vendas. Se tudo correr bem e de forma ótima, provavelmente será na segunda quinzena de janeiro.

Se não pudéssemos salvar o stock do prédio danificado, abriríamos temporariamente um departamento de vendas em Obrnice. Em janeiro, lançaríamos as novidades, às quais adicionaríamos gradualmente mais itens à medida que renovássemos e os colocássemos de volta à venda. Então, iríamos mudar para novas instalações.

Teremos o maior problema de encher as caixas dos modelos, pois teremos que repor totalmente o estoque de sprues plásticos. Isso vai dar muito trabalho. Partiremos da última produção e voltaremos contra o fluxo do tempo, produzindo itens cada vez mais antigos. Infelizmente, as peças de plástico compradas externamente perderam-se para sempre, por exemplo os Delfins, não relançaremos a menos que façamos uma nova compra. O mesmo é o Tornado, que infelizmente sumiu incluindo os posters pin up, ou o Bf 108 em 1/32. No entanto, os sprues para o último estão disponíveis na empresa em Praga, que podem ser adquiridos com relativa facilidade.

Os nossos amigos da Special Hobby também estarão envolvidos na produção de nossas peças de plástico. Na SH, eles já estavam produzindo para nós há muito tempo, e à tarde Jirka Šilhánek e Fredy Riedel prometeram-me alocar uma capacidade de produção maior para as nossas necessidades. Estamos gratos por isso, obrigado!

Obrigado novamente pelas ideias e pelo vosso apoio. Todos nós apreciamos muito isso na Eduard. Não há muito que você possa fazer por nós neste momento. Em janeiro, quando recomeçarmos, a melhor forma de nos ajudar é com as suas compras. A loja virtual agora permanecerá fechada até que possamos vender novamente, e até que esteja claro o que poderemos vender e quando poderemos enviar. Vamos mantê-lo informado sobre a evolução da situação.

Boa modelagem!

Vladimir Sulc, CEO, Eduard"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Novo kit da Platz vai entrar em distribuição.

 Finalmente, aguardado ansiosamente e brevemente disponível em distribuição mundial... Este novo lançamento da Platz , de braço dado com a m...