
Agora, um ano passado desde o ressurgimento, a empresa acaba de colocar no mercado algumas preciosidades, que por certo irão fazer as delicias de todos os modelistas.

Quanto a historia dos modelos representados: o Avia S-199 foi um caça com motor de pistão, construído já após a 2ª guerra mundial, pelas duas fábricas de aviões da Checoslováquia; uma delas a "Závod Avia" (1946-48) e a outra "Závod Avia - Jiřího Dimitrova (Avia - George Dimitroff, 1948-49) na localidade de Čakovice perto de Praga.
Este caça foi construído baseado nos planos deixados para trás pela produção aeronáutica da Luftwaffe, que no tempo da ocupação germânica, produziam o BF-109 naquelas instalações.
Apesar de numerosos problemas e a pouca popularidade entre os pilotos, este caça conquistou alguma fama como sendo o primeiro caça em uso pela Força Aérea do recém criado país de Israel. Efetivamente, foi utilizado na guerra de 1948.
Os pilotos checos alcunharam o S-199 de Mezek (Mula), enquanto os pilotos israelitas chamaram-no de (faca em hebraico). Mas na prática, este caça era mais conhecido por Messerschmitt ou Messer (também significa faca em alemão e Yiddish). Entre 1947 e 1949 foram construídos 603 Messer, tendo este voado até 1957.


Foi um biplano convencional, de único lugar com asas não balanceadas apoiadas por uma estrutura em forma de N. Na aparência geral, assemelhava-se muito contemporâneo caça SPAD. A fuselagem e empenagem eram de construção em tubo de aço soldado e coberto de tecido. As asas tinham um mastro de metal tubular, mas não fosse de madeira, e também tecido de pele.
A Força Aérea da Checoslováquia comprou 105 máquinas e 10 exemplares foram produzidos para a Lituânia sob a designação S-20L. Estes permaneceram em serviço até 1936 e 1935 respectivamente.
Até breve com mais noticias.
Sem comentários:
Enviar um comentário