domingo, 5 de outubro de 2014

Novidades da Fly.

A Fly é uma empresa oriunda da Checoslováquia, que em pouco tempo, conseguiu o seu lugar no universo dos modelistas, graças à qualidade que emprega nos seus kits mistos de plástico e resina, e claro, na perfeita escolha dos temas e respectivas escalas.

McDonnell Douglas DC 9-15 da Força Aérea Venezuelana

E na senda dos bons produtos, o mês que agora fechou, trouxe mais 6 kits desta marca: dois Jet Provost à escala 1:48; dois girocópteros Focke Achgelis à escala 1:32 e dois DC-9 à escala 1:144.
Começamos pela colecção longa da série DC-9 que a Fly tem em produção, agora com o acréscimo de mais dois kits, um para a Fuerza Aerea Venezolana e Aeronautica Militare Italiana.
McDonnell Douglas DC-9-32 da Força Aérea Italiana
São dois espectaculares kits, cujo tamanho após a montagem rondará os 25 centímetros, têm peças em plástico de injecção, peças em resina (para os estabilizadores e antenas) e decalques precisos para os aviões em questão, um para a Força Aérea da Venezuela e o outro para a Força Aérea Italiana.

De referir que o kit respeitante ao DC-9-15, uma versão mais curta deste jato, tem incluído uma fuselagem extra, por forma a puder-se fazer aquela versão. Desta forma, quem adquirir este kit, poderá recriar a versão indicada, a 9-15 ou então a habitual, 9-30, podendo nesse caso optar por utilizar decalques de terceiros.


Jet Provost T3/T3A à escala 1:48, kit completo e perfeito em tudo
Na escala 1:48, a Fly lançou dois espectaculares kits de um dos mais famosos jactos de treino britânicos da década de 60, o Jet Provost.
O BAC Jet Provost (desenvolvido originalmente pela Hunting Percival) foi um jacto de treino utilizado pela RAF (Royal Air Force - Força Aérea Britânica) entre 1955 e 1993. O Jet Provost seria também um sucesso de exportação, tendo servido em muitas forças aéreas de muitos países, inclusive Portugal, que recebeu um Jet Provost~T.Mk 2B algures em Outubro de 1959.
Este é o Jet Provost T4 nas cores da RAF.
Qualquer um destes kits da Fly, são simplesmente espectaculares e nota-se a preocupação de que produz, ao incluir um manual bem detalhado. As peças em plástico, sem grandes problemas de encaixe, sem arrestas para limar, com detalhes embutidos na perfeição. Acompanha ainda a embalagem, uma série de peças em resina que englobam os bancos, as entradas de ar do motor, o interior do cockpit com as manetas, etc, os pneus, as antenas. Quanto aos decalques, são sob o meu ponto de vista, um dos melhores que ultimamente tenho visto. Para além das insígnias e matriculas dos modelos recriados, engloba também todos os letterings que normalmente um avião militar tem. Só mesmo visto. Só é pena apenas a inclusão de decalques para a RAF.

Girocóptero alemão à escala 1:32
Por último, e seguindo já a anterior série de girocópteros ou auto-giros que a Fly lançou, aparece agora com mais duas propostas para este género aeronáutico, mas para a escala 1:32.
Trata-se do Focke Achgelis Fa 330 em duas versões distintas, uma primeira utilizando as cores da aviação da marinha alemã, e outro kit com numa versão do Fa 330 capturado nas cores aliadas.
Girocóptero alemão capturado (kit misto Fly 1/32)
O Focke-Achgelis FA 330 Bachstelze foi uma espécie de ultra leve com pás giratórias, conhecido como girocóptero, talvez o início daquilo que conhecemos como helicóptero. Foram utilizados pelos submarinos alemães U-boats, como forma de puderem "ver" mais longe que as 5 milhas a que estavam confinados. Por norma, estas máquinas estavam presas aos submarinos por longos cabos. Desta forma, pairando a cerca de 120 ou 130 metros da superfície da água, o submarino conseguia alongar a vista até perto de 25 milhas náuticas. O único problema com este aparelho, era o facto de que tinha de ser guardado desmontado num compartimento do submarino, e cada vez que era necessário, a tripulação demorava cerca de 20 minutos para o pôr operacional.
Estes kits da Fly à escala 1:32, para além das perfeitas peças em plástico, incluem ainda algumas peças em resina, outras em metal foto-gravado e decalques alusivos ao aparelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Novo kit da Platz vai entrar em distribuição.

 Finalmente, aguardado ansiosamente e brevemente disponível em distribuição mundial... Este novo lançamento da Platz , de braço dado com a m...